Educação - Quarta-feira, 15 de Maio de 2024

Retorno das aulas no Território Municipal

A Educação Municipal informa a retomada das aulas após sua suspensão em virtude da calamidade causadas pelas chuvas intensas, situação que terá seus reflexos estendidos em nossa comunidade e em todo estado do Rio Grande do Sul.

A previsão está publicada no Decreto Municipal 24/2024.
Na data de hoje a EMEI Gaspar Silveira Martins acolheu os alunos presencialmente que não dependiam de transporte escolar. No dia 17/5 a Secretaria Municipal de Educação informará através das Gestões Escolares o roteiro de retomada provisória do transporte Escolar, para retomada das aulas de todas escolas do território municipal no dia 20/5/2024.
A situação de calamidade já está regulamentada também por normativas estaduais e federais em obediência a Lei de Diretrizes da Educação, que preza pelo cumprimento de no mínimo 200 dias letivos e 800 horas aula de efetivo trabalho escolar presencial, além de estudos de recuperação aos alunos que  não tiverem acesso. A Secretária de Educação informa que o calendário letivo será redefinido afim de garantir estes direitos.
No dia 6 de maio a Secretária Sílvia Fioreze, realizou reunião de acolhimento com  a participação dos representantes dos Conselhos Municipais de Educação e das Direções das Escolas do território municipal: Estadual Maria Carmem Favarin, e Municipais Thaynara Vargas e Géssica Rapachi, onde foi realizado o acolhimento dos mesmos e orientados para organização do grupo de servidores sob suas direções enquanto perdurasse a suspensão das aulas. Oque também foi formalizado junto as escolas através dos ofícios 22,23 e 24/2024 da Secretaria de Educação com orientações de atividades, de organização do retorno, de acolhimento aos profissionais, alunos e familiares.
A Secretária Sílvia ressalta o valoroso trabalhos dos servidores de alimentação escolar, limpeza escolar, monitores escolares e motoristas da educação pelo grande apoio em atendimento a seu chamamento desde o dia 30/4 nas atividades em acolhimento aos desabrigados, recebimento de donativos, separação e distribuição de donativos em suporte a grande demanda que se apresentou a Defesa Civil e Assistência Social de Silveira Martins. Também ressalta a importância da ação coordenada pelas direções escolares e professores com coletas de donativos destinados a comunidade que necessitou deste auxílio.
Os contatos da Educação em caso de mais informações são:
Secretaria de Educação: 55 3224-4816 / EMEI Gaspar Silveira Martins 55 3224-1164 /EMEF João Frederico Savegnago 55 3224-1090 ou pelos contatos de grupos escolares via whatsapp.

Saliantamos que  a contar de hoje todas as demandas da comunidade referente a necessidade de donativos ou outros que são vinculados a pasta da Assistência Social devem ser requerido a eles através do contato 55 99939 8963 ou pessoalmente no CRAS.
A Secretária Sílvia finaliza, no desejo que todos estejam bem,contando com a compreensão de cada um neste momento em que a comunidade precisa de união e apoio de todos.