Educação - Quarta-feira, 14 de Julho de 2021

PROGRAMA DE COLETA DE ÓLEO SATURADO

PROGRAMA DE COLETA DE ÓLEO SATURADO A Secretaria Municipal de Educação estende a Escola Municipal João Frederico Savegnago e a Escola Estadual Bom Conselho a possibilidade de participar do Programa de Coleta de Óleo Saturado. Esta ação foi possível pelo intermédio da vereadora Bianca Tolfo (MDB) que apresentou a idéia a Secretária Municipal de Educação Sílvia Fioreze, que acolheu a mesma como uma experiência de desenvolvimento de ação educacional sustentável de proteção do meio ambiente. A vereadora alcançou a possibilidade de inserção do Município de Silveira Martins junto a AFUBRA RS. Na manhã de ontem (12/7/2021) foi realizada reunião presencial com todos os cuidados recomendados neste período de pandemia. A Secretaria de Educação convidou para o encontro representantes das três instituições de ensino do Municipio: EMEF João Frederico Savegnago, EEEB Bom Conselho e UFSM Silveira Martins. O objetivo do programa é alertar e sensibilizar as pessoas sobre os prejuízos que o óleo de fritura pode causar ao meio ambiente, quando descartado incorretamente. Ao mesmo tempo, dar o destino correto deste rejeito, evitando a disposição em locais inadequados. Essa prática proporciona o uso correto do rejeito -sem poluir recursos hídricos - e contribui na redução de gases poluentes - presentes nos combustíveis derivados de petróleo. O biodiesel é usado puro (B100) ou misturado ao óleo diesel - é condicionado ao volume de óleo de fritura arrecadado no programa. O Programa de Coleta de Óleo Saturado tem a parceria de escolas públicas e privadas e instituições filantrópicas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O óleo coletado pela Afubra é transformado em biodiesel e usado como combustível em veículos da entidade. O regulamento do programa prevê o pagamento de um bônus, no valor de R$ 0,50, por litro de óleo entregue ao programa. Caso o resíduo entregue não atender às exigências do regulamento, a instituição não recebe o valor. As escolas ainda recebem materiais didáticos e pedagógicos para auxiliar os professores a trabalhar este tema nas aulas. Em breve será divulgado a nossa comunidade o cronograma das coletas que serão recebidas na Escola Municipal e Estadual, podendo o descarte ser de residual de fritura de óleo de origem animal ou vegetal, em garrafas pet descartáveis que também recebem destino para reciclagem. Mais informações no site da afubra: https://afubra.com.br/.../programa-coleta-de-oleo... No registro fotográfico estão AFUBRA: Renato Arthur Roos Coordenador Regional de Assuntos Corporativos e o Avaliado Dener Augusto Cerentini Vereadora Bianca Tolfo; As representantes das escolas municipal Carolina Maffini Cerezer e Estadual Anelise Friedhein Viario; Secretária de Educação Sílvia Fioreze.