Educação - Sexta-feira, 20 de Novembro de 2020

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA - PROJETO #GEOQUILOMBOS

PREFEITURA MUNICIPAL DE SILVEIRA MARTINS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO Hoje 20 de novembro, dia da consciência negra é um bom dia para falar de mais uma ação da Administração Municipal, em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria dentro do Programa #Geoparque #QuartaColônia  #SilveiraMartins Na manhã do dia 18/11/2020 a Secretária Municipal de Educação Sílvia Fioreze esteve reunida com o Prof. Dr. José Luiz de Moura Filho do Departamento de Direito-UFSM, com o bolsista Mathias Araújo, e com o Vereador Valdir Luiz Pereira, vereador municipal e líder comunitário.   No encontro foi dialogado sobre o Projeto #Geoquilombos, parte do Programa  #Geoparque #QuartaColônia     No projeto identificaram através de pesquisas 5 quilombos: 2 em Restinga Seca, 1 em Dona Francisca, 1 em Nova Palma e 1 em Silveira Martins (Vila Brasília).   Serão promovidos diálogos nas comunidades e integração de experiências exitosas que resgatam a cultura e proporcionam geração de emprego e renda de forma regionalizada nas regiões identificadas.   Silveira Martins está citada em documentos como: Comunidades Negras Rurais do RS e Mapeamento Temático das populações do RS.  Ainda encontrando referências no livro "Palmas para o Quilombo: processos de territorialidade e etnicidade negra", da escritora Rosane Aparecida Rubert.      A contar de janeiro de 2021 estão previstos encontros de escuta com a comunidade e encontros regionais onde representantes de cada comunidade devem se reunir para importantes ações de resgate.