Educação - Quarta-feira, 29 de Maio de 2019

Ação Horta Comunitária e Plantas Medicinais na Educação - SME, EMATER e UFSM

No dia 22 de maio pela manhã as turmas do 5º e 8º ano do ensino fundamental da Escola Municipal, e as turmas do 8º ano do Ensino Fundamental e 1º ano Ensino Médio da Escola estadual estiveram na UFSM Silveira Martins com apoio da agrônoma da Emater Katiuli Moraes na Ação HORTA COMUNITÁRIA do Programa de Formação Continuada parceria Secretria Municipal de Educação e UFSM. A primeira oficina teve como temática práticas de manejo ecológico do solo com plantas de cobertura visando minimizar as perdas de solo e água. As professoras Carolina Maffini, Ivana Pitotti Nicoloso, Mariangela Branco e Flavia Cerezer apoiavam os alunos na atividade que teve proposta construída durante as formações dos professores. As atividades desta Ação educacional  consistem na implantação e manutenção de uma horta comunitária utilizando-se para tal um espaço público para a produção de hortaliças, verduras, legumes e ervas medicinais, assentada no trabalho coletivo de estudantes, educadores e comunidade em geral. Tendo em vista os princípios da agroecologia, visa estimular a solidariedade, a sociabilidade, a confraternização, a solidariedade e a sustentabilidade.