Educação - Terça-feira, 11 de Agosto de 2020

EDUCAÇÃO MUNICIPAL SE REÚNE AVALIANDO O ENSINO REMOTO

PREFEITURA MUNICIPAL DE SILVEIRA MARTINS   SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A Administração Municipal através da Secretaria Municipal de Educação reuniu hoje a Equipe Gestora da Escola Municipal e os Professores Municipais, de forma virtual. No encontro foi avaliado o Processo de Ensino Aprendizagem neste período de Ensino Remoto.   Na data de ontem, os alunos e professores retornaram de um período de recesso escolar, com 15 dias de férias aos Professores, dando início ao segundo semestre letivo. Ao final do primeiro semestre os educadores, sob a coordenação da Direção Escolar realizaram diagnóstico do que foi desenvolvido no período iniciado em 19/3/2020, e a partir deste iniciou-se nesta semana um período de recuperação e revisão das atividades.   A Secretaria de Educação juntamente com a gestão escolar solicita aos alunos e familiares especial atenção a este momento, pois é uma oportunidade aos alunos que necessitam recuperar os estudos e também de reforço aos que tiveram um melhor desempenho e envolvimento.    Lembramos a todos a importância de manter o vínculo e realizar as atividades. Temos que estar juntos família e escola para evitar o abandono escolar e comprometimento de aprendizagem além daquele que já estamos suscetíveis devido ao distanciamento social decorrente da Pandemia do Coronavírus - COVID 19   As ações da Educação Silveirense foi muito elogiada pelos educadores, bem como o esforço e empenho permanente da Direção Escolar em dar suporte aos educadores.   Parabenizamos as famílias que têm se engajado neste processo, se envolvendo diretamente com a educação dos filhos, entendendo a necessidade do momento. Foram apontadas ações com bons resultados neste primeiro semestre que serão ampliadas e melhoradas.   O Conselho Municipal de Educação tem sido grande parceiro através de pareceres que dão legalidade através do Sistema de Ensino.   O Município tem feito importantes investimentos para quando do retorno das aulas presenciais termos as melhores condições de aprendizagem aos alunos, desde a constituição do COE Municipal e Escolar para nortear ações de saúde escolar quando houver o retorno, até aquisição de datashow e telas projetoras que estarão instaladas nas salas de aula do Ensino Fundamental como ferramenta para tornar as aulas atrativas e criativas. Também estão sendo estudados outros investimentos que levarão em conta uma consulta de viabilidade/utilidade.   Quanto ao envio de atividades de forma física, será avaliado com apoio da Secretaria de Assistência Social os alunos que estão recebendo, a demanda de solicitação aumentou, e com isto pode aumentar a exposição ao risco de contágio da doença, que não é recomendação dos órgãos de saúde.   Os professores elogiaram a formação proporcionada pela UFSM, através do Programa Geoparques, onde a SME solicitou a participação dos mesmos por entender ser fundamental como uma boa  Política Educacional de Desenvolvimento Regional. Os educadores também têm participado de outras formações como a Educação Fiscal e sobre o ensino remoto.   Por fim, foi uma grata satisfação ouvir dos professores que conhecedores de diferentes realidades, manifestaram que nosso modelo de ensino remoto está em destaque na região.